8 de jan. de 2009

Biblioteca Escolar



A informação é a chave para o desenvolvimento humano. Sob o prisma educacional, ela é essencial tanto para o processo de alfabetização, quanto para "passar" em um concorrido vestibular; mas, principalmente, para formar indivíduos conscientes e cidadãos críticos.

Em suma, é esta proposta da Biblioteconomia e das Ciências da Informação há vários anos. Porém, no público infanto-juvenil, depara-se com a falta de hábito e de prazer na leitura; com o desequilíbrio entre os livros e as atrativas fontes informacionais eletrônicas, como Web e a TV; com bibliotecas "cinzentas", "mortas", quase depósitos de livros, que esqueceram de se adequar às novas demandas dos seus usuários.

Dois dos maiores problemas de uma Unidade de Informação, ou tradicionalmente uma Biblioteca, é a falta do conhecimento dos perfis dos usuários e um ambiente inadequado, pouco atrativo e/ou desconfortável.

Outro grande problema é a desvinculação da biblioteca do processo educacional – um erro cujas consequências sócio-culturais serão percebidas somente daqui alguns anos. Isto ocorre no Brasil, na contramão de vários outros países cujo desenvolvimento é maior e constante.

O que a Escola pode fazer?
A Biblioteconomia contemporânea visa reverter este quadro: unir fontes de formatos e mídias diversas ao imenso potencial dos livros, de forma prazerosa e produtiva, em um ambiente agradável que visa cativar os usuários.

Quiçá, alterar o nome de Biblioteca para Núcleo de Informação e Cultura – ou algo similar – poderia causar algum efeito atrativo na psique dos usuários. Mas, certamente transformar a alma da atual biblioteca escolar transferirá valores muito maiores aos alunos.

O que uma biblioteca atualizada pode proporcionar à Escola?
Desde que a biblioteca e a escola estejam em sintonia entre si, muitos são os benefícios, como:
- Aumento e melhora na leitura textual;
- Melhora na lida com a Língua Portuguesa;
- Naturalização de ambientes de informação pelas crianças e jovens;
- Iniciação às técnicas de pesquisa de forma mais eficiente e eficaz;
- Apoio aos professores e à coordenação pedagógica;
- Agregação de valor à imagem da escola, ao exemplo de outras capitais.

Além dos serviços tradicionais como empréstimos, reservas, cópias, acesso monitorado e orientado à Web, sessões de vídeos, espaços para leitura, orientação em trabalhos, boletins informativos, entre outros, conforme a estrutura a ser montada.

Por que investir em biblioteca escolar?
Além dos benefícios citados, uma biblioteca escolar atualizada colocará à frente a escola perante os pais e a sociedade a um custo financeiro que, ao ser diluído pela quantidade de alunos, torna-se baixo e acessível às organizações escolares.

Qualquer profissional da área educacional pode montar/atualizar e gerir uma biblioteca?
Não. As Ciências da Informação, que inclui a Biblioteconomia, possuem disciplinas voltadas à gestão de informação, cultura e documentos; além, de disciplinas de especialização na área de educação. Logo, o Bibliotecário é o profissional adequado próprio para administrar e conduzir qualquer tipo de biblioteca ou serviços de informação em consonância com os objetivos e missões da instituição a qual servirá.

A biblioteca só poderá ser funcional, moderna, viável, duradoura e efetivamente produtiva se vista como um serviço munido de recursos devidamente estudados, planejados, inter-relacionados visando às necessidades informacionais dos usuários e da organização escolar. O Bibliotecário é o fator chave, pois está apto a gerar estas relações. A biblioteca será tão boa quanto o seu gestor o é.

UNESCO
A UNESCO, Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura, e a IFLA, International Federation of Library Associations, em Manifesto para a Biblioteca Escolar, expõe suas visões demonstrando a importância da biblioteca escolar na construção de pensadores e indivíduos estruturados em termos informacionais. Visite em http://www.ifla.org/VII/s11/pubs/schoolmanif.htm.



Fontes das fotografias:

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